Topo

Rodrigo Mattos

Corinthians tem pior início no Paulista em 10 anos

rodrigomattos

02/02/2014 19h20

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_)

Em crise com maus resultados e agressão da torcida, o Corinthians tem o seu pior início do Paulista em dez anos após a derrota para a Ponte Preta na 5a rodada do campeonato de 2014. O time somou apenas seis pontos em cinco jogos desempenho superior apenas ao começo da competição regional de 2004.

Sob o comando de Mano Menezes, a equipe tem três fracassos seguidos, após dois triunfos nas duas primeiras rodadas. Está em 4o no grupo B no Paulista. Após a goleada para o Santos, torcidas organizadas invadiram o centro de treinamento e agrediram o centroavante Guerrero e tentaram atacar outros jogadores.

Mesmo assim, houve jogo por conta da pressão da Federação Paulista de Futebol e da Globo, segundo a diretoria do clube. E, de novo, o time exibiu o futebol sem imaginação de toques laterais característico desde o ano passado. Pior, acrescentou a isso uma insegurança na defesa que não era vista na era Tite.

E também se mostrou inseguro após agressão da torcida que quase levou atletas a desistir de entrar em campo. Isso apesar de o técnico Mano Menezes ter dito que "ninguém entrou em campo contrariado, todo mundo entrou em campo porque queria entrar em campo".

Contrariados ou não, os corintianos deixaram Alemão livre para marcar o primeiro da Ponte ainda no início do segundo tempo. O Corinthians reagiu com um gol de Uendel em cabeçada após lançamento. O gol saiu justamente após uma troca de passes, única virtude corintiana diante da falta de objetividade de seus jogadores ofensivos.

A zaga do time de Parque São Jorge voltou a falhar quando Gil tomou drible de Ferrugem que resultou no segundo gol da Ponte. Atacado pelos torcedores, Guerrero perdeu dois gols no mesmo lance. O nervosismo corintiano ainda resultou em duas expulsões de Paulo André e Gil, que chutou um rival.

Em 2004, o Corinthians somou apenas cinco pontos em cinco rodadas, com derrotas no clássico com o São Paulo e no jogo com a Portuguesa. Nos outros nove campeonatos desde então, o time obteve pelo menos oito pontos nestes cinco jogos. A média da equipe é de conseguir 10,1 pontos nos cinco primeiros jogos nestes nove anos.

 

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.