Topo

Rodrigo Mattos

Lusa tem quatro decisões a seu favor, e CBF corre para cassá-las

rodrigomattos

04/02/2014 06h00

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_)

Ao contrário do que a CBF alardeava na segunda-feira, há quatro liminares na Justiça de São Paulo, e não uma, que devolvem à Portuguesa os pontos retirados pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Assim, a confederação terá muito mais trabalho para cassar essas quatro decisões para poder garantir o Brasileiro com 20 times, a Lusa rebaixada e o Fluminense, na primeira divisão. E ainda há a perspectiva do ingresso de novas ações de torcedores, além da atuação do Ministério Público.

A 42a Vara Cível é responsável por três liminares em favor da Lusa que continuam de pé, outras duas foram cassadas pela CBF na segunda instância. Ainda há uma outra decisão de antecipação de tutela em favor do time paulista no Juizado Especial Cível de São José de Rio Preto.

No caso do judiciário da capital, há uma decisão em favor do torcedor da Lusa Daniel José de Souza, e outra para Bruno Henriques Capelo, torcedor e advogado. "Sou torcedor da Portuguesa e estava no jogo da suspensão (de Heverton, contra o Grêmio). Minha liminar ainda está válida", observou Capelo ao blog.

Sua liminar, dada pelo mesmo juiz Marcello do Amaral Perino, foi proferida na sexta-feira, justamente quando a CBF anunciava ter derrubado a primeira medida. No mesmo dia, ele deu outra decisão em favor da Portuguesa em ação pedida da ABC (Associação Brasileira do Consumidor) que é a citada pela confederação como a ser derrubada. O Juizado de São José do Rio Preto deu uma decisão em favor do torcedor Cristiano Abdanur São Bento, ainda no dia 23 de janeiro. Um dia depois, Daniel José de Souza obteve sua vitória judiciária.

Capelo faz parte do grupo "Vamos todos à luta", composto por torcedores da Portuguesa para espalhar ações na Justiça após o rebaixamento imposto pela Justiça Desportiva.Tanto que todos se comunicam pela internet e sabem das decisões favoráveis ao clube e promovem novos processos em escala.

Questionado pelo blog, o advogado da CBF em São Paulo Carlos Miguel Aidar reconheceu que ainda há quatro liminares a serem derrubadas.

"Já atacamos essa em São José do Rio Preto e esperamos uma decisão. Ainda falta atacar as outras três. Nossa ideia é tentar resolver isso nesta semana", afirmou Aidar, que se nega a falar da estratégia jurídica para derrubar as medidas. "Esse juiz (Marcello do Amaral Perino) está dando liminar por atacado", criticou.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.