Topo

Rodrigo Mattos

Corinthians decide reforma no elenco após goleada, e mudará mais

rodrigomattos

06/02/2014 06h00

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_)

As transferências de Douglas, Ibson já concretizadas e a de Pato praticamente fechada fazem parte de uma reformulação no elenco decidida pela diretoria e a comissão técnica do Corinthians logo após a goleada sofrida para o Santos na semana passada. Todo o discurso de manutenção da base do elenco e mudanças paulatinas com o técnico Mano Menezes se desfez com o fracasso na Vila Belmiro.

Após o jogo, mesmo antes da invasão das torcidas organizadas ao CT, a diretoria corintiana decidiu que era preciso intensificar a dispensa de jogadores caros que não vinham rendendo ou sendo aproveitado. Ibson e Douglas foram os dois primeiros alvos, visto que tinham salários altos, e eram reservas.

O atacante Pato também já estava sem clima no clube diante do péssimo relacionamento com a torcida que tentou agredi-lo no sábado. E, com sua saída, haverá o reforço de Jádson.

É certo que a diretoria pretende que as mudanças não parem nestes três nomes. A ideia é se livrar de outros atletas, mas, para isso, depende de encontrar clubes interessados. Após o jogo com o Bragantino, Mano Menezes confirmou que se decidiu por uma mudança do elenco após perceber que os jogadores atuais não estavam funcionando no time. "Optou-se por uma reformulação", disse.

No final do ano, já havia a intenção, por exemplo, de negociar Emerson, mas não houve nenhuma proposta por ele e seu contrato é longo e caro. Embora o plano de reformulação seja anterior a invasão, os jogadores mais visados pela torcida ficam em posição frágil dentro do clube, como é o caso de Emerson.

Também haverá contratações para repor as peças do elenco. Só que, a não ser em caso de trocas como Jadson por Pato, não será possível conseguir grandes nomes por conta da falta de dinheiro. O clube vive situação financeira complicada com dívidas com jogadores e outros clubes.

Mas haverá folga na alta folha salarial corintiana com saída de jogadores com salários mais altos. O custo total do elenco do time de Parque São Jorge é de R$ 8 milhões, um dos maiores valores do país o que aumenta a pressão por resultados. O blog tentou falar com o diretor de futebol Ronaldo Ximenes sobre as mudanças, sem sucesso.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.