Topo

Rodrigo Mattos

Denúncia do Icasa está fora do prazo, diz procurador do STJD

rodrigomattos

07/02/2014 15h15

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_)

A denúncia do Icasa contra o Figueirense para lhe tirar pontos por jogador irregular, o que modificaria as tabelas das Séries A e B, deve resultar em nada por conta do prazo para prescrição. Segundo a procurador-geral do STJD, Paulo Schmmit, o prazo é de 60 dias a partir da escalação do atleta, que ocorreu em 28 de maio.

A assessoria da equipe cearense informou que, de fato, foi iniciado um processo no tribunal esportivo porque o jogador Luan teria sido escalado de forma irregular pelo clube de Santa Catarina, na partida de 28 de maio, contra o América-MG. O STJD confirmou ter recebido a denúncia e a encaminhado para a procuradoria-geral. Agora, será a vez de a CBF se manifestar.

"A prescrição para casos de jogador irregular é de 60 dias a partir da escalação do atleta", afirmou Schmmit ao blog, antes de ter recebido a denúncia.

Pelo CBJD, é a procuradoria quem deve mover processos por jogador irregular, como fez com Flamengo e Portuguesa, na Série A, o que lhes tirou quatro pontos cada na tabela. A prescrição está prevista no artigo 165 do CBJD.

O Icasa terminou em 5o lugar na Série B, com 59 pontos, e o Figueirense em 4o, com 60 pontos. Uma escalação de jogador irregular, se comprovada e julgada no STJD, poderia inverter essas posições. Seria nova dor de cabeça para a CBF visto que as tabelas das Séries A e B já foram divulgadas nos últimos dias.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.