Topo

Rodrigo Mattos

CBF e Fifa discutem caso Lusa, que considera punição ilegal

rodrigomattos

19/02/2014 16h48

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_)

Decidida a ir à Justiça comum para reverter o rebaixamento, a Portuguesa entende que qualquer punição do time pela Fifa ou pela CBF seria ilegal. Mas a confederação e a Lusa discutiram em reunião recente o assunto, e há possibilidade real de sanção com o processo.

Na terça-feira, dirigentes e conselheiros da Lusa determinaram que entrarão com uma ação para questionar a decisão do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) de tirar pontos do clube e rebaixa-lo. O estatuto da Fifa prevê punição ao time que recorrer a tribunais comuns.

"Juridicamente, tudo isso é ilegal. É mais uma pressão política, uma ameaça. A Portuguesa é um clube centenário, fundador da Federação Paulista de Futebol. Não tem que ficar temendo. E, se for punido, paciência. É o preço a se pagar por lutar por seus direitos", disse o vice-presidente Jurídico da Lusa, Orlando Cordeiro de Barros.

Antes da decisão da Lusa de ir à Justiça, na semana passada, dirigentes da CBF e da Fifa conversaram sobre o caso em reunião na Suíça. Na ocasião, o presidente da confederação, José Maria Marin, e o vice Marco Polo Del Nero informaram que a entidade cassara todas as liminares contra a decisão da Justiça Desportiva. Não houve novas reuniões em Florianópolis, onde há reunião da Fifa, sobre o assunto.

Esse encontro em Zurique foi uma sequência das duas cartas enviadas pela federação internacional à confederação com lembrança que clubes que fossem a cortes comuns seriam punidos. Pela previsão do estatuto, há penas que vão de advertência à desfiliação do time.

"No Brasil, só teve o caso Gama, que não foi punido. E o Betim, que foi rebaixado. Foram desfiliadas associações nacionais. E teve o caso do Sion que ficou sem poder assinar com jogadores até o acordo", lembrou o especialista em direito esportivo internacional, Marco Motta.

Oficialmente, a Fifa não informa de novos desdobramentos do caso. Disse que não houve novidades depois das duas cartas enviadas à CBF. Mas é certo que o assunto volta à tona assim que a Portuguesa confirmar sua ação.

A Lusa ainda não decidiu se vai entrar com processo no Rio de Janeiro, onde o STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinou que se decida o caso, ou em São Paulo. "Mas vai ser muito em breve", ressaltou Cordeiro de Barros.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.