Topo

Rodrigo Mattos

Grandes perdem um a cada 5 jogos dos Estaduais, Cruzeiro é único invicto

rodrigomattos

24/02/2014 08h12

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_)

Dos 12 grandes times brasileiros, quatro (Inter, Vasco, Fluminense e Palmeiras) perderam seus jogos dos Estaduais neste final de semana. Dois deles, o alviverde e o colorado, estavam invictos até então. No total, equipes da elite têm tido frequentes derrotas: foram 18% nestes campeonatos, aproximadamente uma a cada cinco partidas. A ponto de só restar o Cruzeiro sem ser batido.

Nos últimos anos, os Estaduais têm visto o aumento do domínio dos grandes. Mas, neste ano, esses times tiveram menor tempo para a pre-temporada e utilizaram reservas em diversas ocasiões por priorizar a Libertadores. Do total de 114 jogos disputados até agora, houve 21 derrotas.

Entre paulistas, foram nove derrotas dos grandes em 40 jogos. Claro, há casos em que perderam para outros times da elite, como a vitória do Palmeiras sobre o São Paulo. Mas houve série de fracassos diante de equipes pequenas, principalmente do Corinthians que está até fora da fase de classificação em seu grupo, na quarta posição.

Entre os cariocas, foram oito derrotas dos grandes nas mesmas quarenta partidas, ou um quinto do total. De novo, o Botafogo bateu o Fluminense, no clássico, mas pena na tabela por causa de tropeços para pequenos. Também está fora do grupo de classificação.

No campeonato gaúcho, há uma vantagem significativa para os times de maior torcida. Grêmio e Inter lideram seus grupos no Estadual.

No campeonato mineiro, após maus resultados, o Atlético-MG conseguiu entrar no grupo de classificação com a vitória sobre o América-MG, mas tem apenas 52% dos pontos conquistados. O Cruzeiro sobra mesmo atuando alguns jogos com reservas.

Até agora Flamengo e Internacional têm o melhor rendimento com 83,3% dos pontos ganhos. O pior desempenho é do Corinthians com 47%.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.