Topo

Rodrigo Mattos

Brasil domina Libertadores com dois terços dos pontos, e 100% em casa

rodrigomattos

27/02/2014 01h43

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_)

Ao final de duas rodadas da Libertadores – faltam poucas partidas -, os times brasileiros demonstram seu domínio neste início como ocorreu em edições passadas. Após os jogos desta quarta-feira, o país tem 64,6% de aproveitamento em 16 jogos disputados, isto é, levou praticamente dois terços dos pontos.

Atual campeão, o Atlético-MG bateu o Santa Fé, em casa. Já o Flamengo obteve sua primeira vitória diante do Emelec, no Maracanã, enquanto o Botafogo empatou, fora, com o Unión Española.

Os times nacionais têm um aproveitamento de 100% em seus jogos em casa. Todos os seis brasileiros ganharam as oito partidas em que atuaram em seus estádios, considerada também a fase de pre-Libertadores. E boa parte das vitórias ocorreu com saldo significativo de gols, com goleadas de Botafogo e Cruzeiro – o Flamengo e o Grêmio marcaram três gols.

Embora ainda faltem algumas partidas para conclusão da rodada, os brasileiros lideram quatro dos oito grupos do campeonato. E, se acabasse neste momento esta fase, apenas o Atlético-PR não estaria classificado para as oitavas de final. O Flamengo não é líder, mas ocupa a segunda posição.

Ensaia-se um desempenho similar aos dos últimos anos. Em 2013, todos os times classificaram-se, embora não tenham tido bom aproveitamento nas eliminatórias – apenas o Atlético-MG se destacou com o título. Neste cenário, a possibilidade de conquista da quinta taça brasileira consecutiva no torneio parece bem real, e até provável.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.