Topo

Rodrigo Mattos

Valcke esculhamba Brasil até em site oficial da Copa

rodrigomattos

13/03/2014 19h39

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_)

Os atrasos da Copa-2014 chegaram a tal nível que até uma entrevista do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, ao site oficial é recheada de críticas aos organizadores do evento. É o que se vê e ouve em vídeo divulgado pela federação internacional nesta quinta-feira por conta da inauguração da Arena Amazônia.

Normalmente, textos e vídeos institucionais servem para exaltar aspectos positivos de eventos. Valcke já fez algumas críticas neste tipo de espaço anteriormente. Sua posição desta vez pode ser conferida neste link da Fifa.

Primeiro, Valcke é questionado sobre a importância da boa notícia da inauguração do estádio do Norte. Sua resposta não é animadora:

"A boa notícia, para ser muito honesto, seria ter estádios em dezembro de 2013, não em março de 2014", afirmou o dirigente. E emendou: "É uma boa noticía porque força os outros estádios (a acelerar). Isso porque os outros três restantes (Itaquerão, Arena da Baixada e Arena Pantanal) realmente têm que ficar prontos."

Depois, Valcke explicou, novamente, que seria bom ter as arenas com antecedência para poder construir as estruturas complementares das arenas, necessárias para o Mundial. E dá nova alfinetada, desta vez, em Porto Alegre. As obras do entorno do Beira-Rio têm problemas e podem não ficar prontas a tempo para o Mundial.

"Fora do estádio de Porto Alegre, não há pavimento/calçada. Não podemos botar um TV Compound (estrutura para transmissão televisiva) e toda a estrutura de hospitalidade sem pavimento", contou. "Não é como um pavimento de casa. Tem 140 mil metros quadrados. E demora dois ou três meses para ficar pronto. Estamos a três meses da Copa do Mundo."

Em seguida, finalizou: "Não é só uma corrida da Fifa, é do COL, do governo e das cidades-sede, que têm que correr para que seus estádios fiquem prontos para a Copa."

Normalmente, vídeos institucionais servem para exaltar aspectos positivos de eventos. Este da Fifa tem o seguinte título: "Nós vamos entregar esse diamante para o mundo". É uma referência à Arena Amazônia.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.