STJD recua e valida tabela da Série C. Betim garante vaga na Justiça
( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_)
Após suspender os Brasileiros das Séries C e D, o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) recuou e validou as tabelas das duas competições. Assim, a Terceira Divisão tem confirmada a inclusão do Betim que ganhou sua vaga em ação na Justiça comum. Mas há ressalva de que sua participação continua sub judice.
A Justiça Desportiva tinha determinado em 27 de fevereiro a suspensão da publicação das tabelas das duas séries por conflito entre suas decisões e da Justiça Comum. Mas a CBF já tinha publicado os jogos da Série C em 20 de fevereiro para cumprir o Estatuto do Torcedor. Se não confirmasse o documento até o final desta semana, descumpriria o prazo de 45 dias de antecedência para a tabela definitiva.
Sendo assim, o STJD reformou sua decisão. O blog obteve um documento de 12 de março assinado pelo presidente do tribunal, Flávio Zveiter, em que ele admite ter sido informado pela CBF que a tabela já havia sido divulgada.
"Reconsidero em parte a decisão por mim proferida às fls. 0000 e, autorizo a publicação das tabelas das serie C e D do Campeonato Brasileiro, devendo contudo, constar a informação de que ambas encontram-se sub-judice", afirmou o Zveiter.
A decisão não foi publicada, mas foi comunicada a confederação. Assim, a CBF publicou a tabela definitiva da Série C nesta sexta-feira com a presença do Betim. No documento, há a ressalva de que o time mineiro encontra-se sub judice conforme decisão da Justiça Desportiva.
Mas a verdade é que, por enquanto, o Betim saiu-se vitorioso na sua disputa jurídica com a CBF e com o STJD. Por decisão do tribunal, o time tinha perdido seis pontos e depois sido rebaixado por conta de uma punição da Fifa. Mas o clube foi à Justiça comum e obteve uma liminar para se manter na Série C.
"A CBF não quis cumprir, mas acabou cumprindo. Perderam todos os recursos na Justiça de Minas Gerais", explicou o advogado do Betim Antônio Sergio Figueiredo Santos. "O Brasileiro está entrando em colapso porque a CBF é muito arrogante. Como ficam os clubes nessa? Não se sabe porque o STJD pediu o rebaixamento do Betim. O STJD é a pedra no sapato do futebol."
O imbróglio começou porque a Fifa determinou que o time mineiro perdesse seis pontos no campeonato por uma dívida de US$ 180 mil com o The Strongest pela compra do meia Pablo Escobar. Sem poder pagar, o time foi punido. A CBF aplicou a perda de pontos. Mas o STJD tomou uma medida ainda mais dura, rebaixando o time.
Após mais de seis meses de briga judicial, o Betim tem, pelo menos por enquanto, o direito de estrear na Série C do Brasileiro em 25 de abril. Se a Justiça mudar alguma decisão, a CBF terá de fazer nova tabela e descumprir o Estatuto do Torcedor. Questionada, a confederação limitou-se a dizer que publicou a tabela dentro do prazo.
De qualquer maneira, o caso pode servir de inspiração para a Portuguesa. O time do Canindé ameaça entrar na Justiça comum para reverter seu rebaixamento à Série B, determinado pelo STJD em decisão que favoreceu o Fluminense.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.