Topo

Rodrigo Mattos

Bagunça no Brasileiro leva CBF a pedir cessão de estádios à Fifa

rodrigomattos

19/03/2014 06h00

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_)

Por conta da bagunça na tabela do Brasileiro, a CBF pede à Fifa para poder usar por mais tempo estádios que serão cedidos para serem campos de treinamento durante a Copa-2014. Isso porque há 28 jogos do Nacional que não têm localização certa porque ocorreriam em arenas de jogos ou de treinos do Mundial.

A informação de que houve uma reivindicação para utilização dos estádios para o Nacional foi do vice da confederação e membro da Fifa, Marco Polo Del Nero. Mas a assessoria da federação internacional negou que tenha recebido qualquer pedido até agora.

De qualquer jeito, há quase uma certeza na Fifa de que essa demanda será rejeitada. Afinal, já está feita a programação para seleções nas instalações dos CTS (Centros de Treinamento de Seleções) e dos COTs (Centros Oficiais de Treinamento). É necessário tempo para uniformizar gramados e preparar os locais para os times.

O período de cessão para a federação internacional é de 15 dias úteis antes da primeira partida ou do primeiro treino marcado de time nacional para o local. Entre os centros de treinamento, são afetados os estádios do Pacaembu, Independência, Vila Belmiro, Barradão, Arena Grêmio e Couto Pereira.

O Corinthians, por exemplo, ficaria sem casa. Afinal, há um jogo contra o Flamengo marcado para o Itaquerão, mas o estádio só tem previsão de ficar pronto em maio. E o Pacaembu também estaria fechado a partir da 5a rodada.Dos quatro grandes clubes de São Paulo, só o tricolor do Morumbi não seria afetado, já que o Palmeiras tem jogado no estádio municipal.

"Foi feito um pedido por meio do nosso departamento de competições. Mas não podemos garantir. Tem que saber se a Fifa pode liberar. Se não puder, teremos que ser compreensivos porque Copa do Mundo só acontece de vez em quando no Brasil", explicou o vice-presidente da CBF, Marco Polo Del Nero.

Em relação aos estádios que serão usados em jogos da Copa, não houve reivindicação. Ou seja, os quatro grandes cariocas ficarão sem o Maracanã, e o Cruzeiro, o Mineirão.

Mesmo o outro pedido dificilmente será atendido. Um funcionário do COL (Comitê Organizador Local) tinha informado que ainda não houve pedidos para usar os estádios no período de cessão à Fifa. Mas que, se isso ocorresse, seria difícil atender.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.