Topo

Rodrigo Mattos

Falta de elenco elimina Palmeiras do Paulista

rodrigomattos

30/03/2014 21h38

A eliminação do Palmeiras do Estadual não foi um vexame como as quedas de Corinthians e São Paulo. O time fez boa campanha na primeira fase, montou uma equipe boa (que não é brilhante) para o restante da temporada e descobriu de novo o ídolo Valdivia. Mas as deficiências do elenco interromperam o caminho alviverde à final.

Com Valdivia contundido e no banco, o time não tinha seu principal articulador, o que lhe deixou com dificuldades para criar desde o início da partida. Quando o chileno entrou em campo, claramente, não tinha condições físicas de repetir atuações anteriores.

Pior, o time ainda perdeu Alan Kardec com dores. A partir daí, a ausência de um atacante na área deixou ainda mais infrutíferas as tentativas de abrir o placar. Vinícius não tem condições de ocupar esse espaço no time alviverde.

Outro desfalque foi Fernando Prass, que sofreu com dores no tornozelo e saiu no intervalo. Resultado: o time teve mais uma vez de contar com o goleiro Bruno. Foi ele o protagonista da eliminação palmeirense na Libertadores do ano passado, com um frago diante do Tijuana. Repetiu o feito, em menor escala, nesta semifinal do Paulista. Mal colocado, esteve longe de pegar chute de Marcelinho. O arremate foi bem colocado, mas fraco e de longe.

Sem elenco, o Palmeiras fica refém de seus principais jogadores. Quando não jogam, aumentam as chances de zebras. Ou seja, acaba o mito do futebol coletivo da equipe. Após uma campanha consistente, com 13 vitórias no Estadual e o segundo melhor desempenho da primeira fase, surgiu mais um time de menor expressão para barrar os palmeirenses.

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_)

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.