Topo

Rodrigo Mattos

Del Nero se elegerá na CBF sem proposta, e com lista de pedidos

rodrigomattos

16/04/2014 06h00

A eleição de Marco Polo Del Nero à presidência da CBF, nesta quarta-feira, tem uma peculiaridade: ele ganhará o pleito sem ter apresentado nenhuma proposta ou programa de governo aos votantes (federações estaduais e clubes). Durante a campanha, o que fez foi  requisitar que os dirigentes das filiadas apresentassem sua lista de pedidos para a próxima gestão, que se inicia em 2015.

Na eleição da confederação, votarão 27 federações e 20 clubes de futebol da Série A. Sem o apoio de oito das entidades estaduais, como previsto no Estatuto da CBF, foi impossível o registro de uma chapa de oposição.

"(Del Nero) Não apresentou proposta, mas deve apresentar no futuro. Deve ser depois que for eleito, talvez depois da Copa quando haverá mais tempo para discutir", contou o presidente da Federação Paraense, Antônio Carlos Nunes de Lima, o coronel Nunes.

"Negócio de papel não conta. Às vezes coloca um monte de coisas e não faz nada. Ele é um expert pelo que fez em São Paulo. Se ele realizar o que fez em São Paulo já está bom. Acredito no trabalho das pessoas", contou o presidente da Federação de Roiraima, José Gama Xaud, "Zeca Xaud".

"Apoio ele desde o início. Ele falou que vai apresentar um projeto, mas até agora nada. Acredito que ele vai fazer isso antes de assumir", analisou, esperançoso, José Carivaldo de Souza, da federação de Sergipe.

O tom é parecido entre os seus outros colegas de federações que estão no Rio para a votação. Os cartolas ouvidos pelo blog e pelo UOL Esporte confirmaram que não houve nenhum programa por escrito, ou sequer discurso em que Del Nero tenha mencionado seus planos para o futebol brasilero. O que ele fez foi procurar cada um e pedir que lhe apresentasse ideias e pedidos.

"Apresentei a ele ideia de discutir com representantes nordestinos o fortalecimento da Copa Nordeste, um maior investimento no futebol amador e modernização da administração das federações", explicou José Vanildo, presidente da Federação do Rio Grande do Norte de Futebol.

Já o presidente da Federação do Mato Grosso do Sul, Francisco Cesário de Oliveira, disse que foi feito um raio-x de cada federação com Del Nero. Sua reivindicação é que existam mais jogos para os times das regiões fora dos grandes centros do país.

"Sempre defendi os pequenos nas Séries D e C. Mas há muitos gastos para se ascender à Série C e sempre acaba em decepção. Acho que deveriam acabar com a D e criar uma C regionalizada, fortalecida. Para ser chamado de campeonato nacional de verdade, tem que ter times de todos os Estados", observou.

Dirigentes de oposição, ou que pelo menos tentaram apresentar uma chapa alternativa, não estão satisfeitos com a falta de proposta. Para Hélio Cury, da Federação Paranaense, não tem como apoiar um candidato se não há sequer uma proposta. Mas é sem nenhum programa de governo que Del Nero será eleito nesta quarta-feira com apoio quase unânime das principais entidades e clubes do Brasil.

Com Paulo Passos

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.