Topo

Rodrigo Mattos

Só Brasileiro e liga dos EUA têm jogos a poucos dias da Copa

rodrigomattos

24/04/2014 06h00

Entre os 32 países classificados para a Copa-2014, o Brasil e os EUA são os únicos que terão jogos de seus campeonatos nacionais no mês da abertura do Mundial, a apenas dias da estreia da competição. Levantamento do blog mostra que outras 29 ligas terminarão ou paralisarão suas atividades em maio – a Colômbia ainda não tem data marcada para a final.

O Brasileiro terá sua última partida antes da interrupção no dia 1 de junho, a 11 dias da estreia da seleção no Itaquerão. A MLS (Major League Soccer) não vai parar durante a Copa: terá um jogo na véspera do início do Mundial, e outro no dia 25 de junho.

Como o Brasil será a sede do Mundial, as partidas próximas da abertura demonstram o excesso de compromissos dos times nacionais no calendário. Tanto que a única forma de acomodar tantos compromissos é estender a principal competição do país a poucos dias da Copa.

Os campeonatos nacionais na Europa terminarão entre o primeiro e o terceiro domingo de maio. Depois disso, só será realizada a final da Liga dos Campeões para qual foi aberta uma exceção no calendário da Fifa.

Fora do grande centro, campeonatos nacionais africanos, asiáticos, da América ou da Oceania também acabarão ou serão suspensos em maio. A K-League, na Coréia do Sul, para  em 11 de maio, mas é retomada em meio à Copa no dia 5 de julho. Ou seja, voltam a ocorrer partidas após as quartas-de-final do Mundial quando, aparentemente, os coreanos esperam que seu time esteja eliminado.

Há uma possibilidade de a Colômbia estender a sua primeira divisão até o final de maio e o 1o de junho. Isso porque agora serão realizadas as quartas-de-final em abril e início de maio. Não está marcada a decisão, mas ainda haverá quatro jogos de semifinais e finais. A conclusão da liga depende das datas determinadas para esses jogos.

O prolongamento do Brasileiro até próximo da Copa causa vários problemas para os times brasileiros. Eles ficarão sem todos os 12 estádios da Copa, e outros que serão usados como centro de treinamentos, por várias rodadas como o Pacaembu. Jogadores que estão com a seleção, como Fred e Jô, vão desfalcar suas equipes nestes jogos.

Além disso, o Nacional será realizado com as atenções voltadas para o Mundial, o que prejudica a bilheteria. Nada que preocupe a diretoria da CBF que já deixou claro que a seleção é a prioridade da gestão do presidente José Maria Marin.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.