Topo

Rodrigo Mattos

Em geral, largada 100% como a do Flu não resulta em boa campanha

rodrigomattos

28/04/2014 06h00

Líder do Brasileiro-2014, o Fluminense é o único time que conquistou todos os seis pontos em duas rodadas. Mas o histórico do Nacional mostra que isso significa pouco, ou quase nada para o resultado final. Clubes que tiveram largada igual, na maioria das vezes, acabaram com campanhas medíocres.

Das 24 equipes que repetiram o feito tricolor nas primeiras rodadas, nos onze anos da fórmula de pontos corridos, apenas uma acabou campeã da competição. Foi o Corinthians, no Nacional-2011, que abriu o campeonato com seis pontos, embora não fosse o líder. Nunca um time no topo na 2a rodada acabou campeão.

Além deste título corintiano, outros seis times conseguiram chegar à Libertadores após uma boa largada. Mas as outras 17 equipes terminaram o campeonato fora do grupo com vaga no torneio continental. Ou seja, em 71% das vezes o clube com 100% em dois jogos não conseguiu nada no Brasileiro.

Pior, em dois casos, as agremiações foram rebaixadas, Corinthians e Paraná, em 2007. Aquele Nacional, por sinal, foi emblemático sobre as boas largadas no campeonato. Foram seis times que começaram a competição com seis pontos no início, e nenhum deles sequer se classificou à Libertadores. O mais bem colocado foi o Palmeiras, na 7a posição.

No ano passado, o São Paulo conseguiu seis pontos nos dois primeiros jogos. Resultado: brigou para não cair e terminou longe de vagas na Libertadores.

O próprio Fluminense já começou duas vezes com 100% dos pontos em duas rodadas, em 2006 e 2007. Na segunda ocasião, terminou em quarto, na zona de Libertadores, mas já tinha vaga na competição. Em 2006, foi 15o colocado.

Isso, claro, não significa que o time tricolor vá fracassar no Brasileiro. Sua torcida tem motivos para estar otimista com o bom início de Fred, Rafael Sobis e Conca. Mas só se poderá ter um cenário melhor sobre um favorito para o campeonato pelo menos ao final das nove rodadas antes da Copa-2014.

PS: O blog errou ao informar, inicialmente, que o Fluminense não tinha acabado o Brasileiro na zona de Libertadores nas duas ocasiões em que teve 100% dos pontos nas duas primeiras rodadas. Em 2007, o time ficou em quarto lugar.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.