Topo

Rodrigo Mattos

Viagem tira Lula de inauguração do Itaquerão

rodrigomattos

06/05/2014 13h41

Um dos incentivadores do projeto do Itaquerão, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não estará presente à inauguração do estádio, na quinta-feira, com a presidente da República, Dilma Rousseff. O plano inicial tanto da diretoria do Corinthians quanto de setores do governo federal era contar com o político no evento. Mas ele já tinha programa viagem à Africa e só retornará após a festa.

A ida da presidente ao Itaquerão já foi marcada e adiada duas vezes por conta de atrasos nos preparativos da arena e questões de agenda dela. Inicialmente, seria no dia 23 de abril. Depois, foi remarcada para 30 de abril com a presença de Lula.

Foi novamente adiada para quinta-feira. Só que a assessoria do ex-presidente informou que ele já tinha avisado que não estaria disponível para nenhum compromisso nesta semana por viagem à Africa, da qual o retorno é na sexta-feira.

A presença de Lula era muito requisitada pelos corintianos porque ele é conselheiro do clube. E, apesar das negativas, teve participação na articulação do início do projeto como revelou o ex-jogador Ronaldo. Além disso, o responsável pelas obras do estádio, Andrés Sanchez, é pré-candidato a deputado federal pelo PT e ligado a Lula.

Sem ele, Dilma Rousseff deve brilhar sozinha em uma evento que trará visibilidade para ela em São Paulo. Mas, no PT, o discurso é ter o ex-presidente sempre que possível ao lado dela na campanha. "A ideia é que ele esteja bastante presente (nos eventos com ela). Mas o Lula já tinha avisado o partido sobre essa viagem e outra que fará", contou Emídio de Souza, presidente do PT em São Paulo.

Esse será o último estádio da Copa-2014 que a presidente vai inaugurar. Ela já esteve nos outros 11 mesmo quando ainda estavam em obras, como ocorre com a casa corintiana, sede da abertura do Mundial.

Lula já foi ao Itaquerão ainda no início das obras, mas não voltou com o estádio quase pronto. Com a ausência na inauguração, não há nenhuma visita marcada dele ao estádio.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.