E se o Joinville subir à Série A com os pontos ganhos da Lusa no STJD?
O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) puniu a Portuguesa com a perda de três pontos e multa por conta do abandono de campo contra o Joinville, fora sanções ao seus cartolas. O time catarinense ficou com três pontos por W.O. E se esses pontos forem decisivos para a ascensão da equipe do Sul à Série A?
Neste caso, a Justiça Desportiva terá, de novo, interferido no resultado do campo para ajudar ou prejudicar um time, assim como fizera no ano passado com o rebaixamento da Lusa, e o bote salva-vidas para o Fluminense.
E por que? Porque a Portuguesa tirou o time de campo em respeito a uma ordem judicial válida – sim, a liminar estava em vigor no momento da partida, basta perguntar a qualquer advogado não envolvido no assunto.
A decisão do STJD, portanto, não foi branda por ignorar o pedido da procuradoria de rebaixar a Lusa, alegando até manipulação de resultado. Foi, mais uma vez, uma medida que afeta a tabela do campeonato, o que é uma interferência na primeira ou na última rodada do campeonato.
E, caso o Joinville suba para a Série A como os pontos ganhos da Lusa, como reagirão os times que perderem pontos para a Portuguesa no campo e por isso não conseguirem uma vaga? Será que também não vão para a Justiça comum para reivindicar seus direitos?
Um dos auditores da Justiça Desportiva, José Perdiz afirmou que o julgamento desta quarta-feira não tem nenhuma relação com o de dezembro, que tirou pontos e rebaixou a Portuguesa. Mas o time paulista teria abandonado o campo se não tivesse sido defenestrado da Série A no tapetão?
A verdade é que o STJD ajuda a validar a teoria do "Efeito Borboleta" pelo qual o bater de asas do inseto pode provocar um tufão do outro lado do mundo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.