Topo

Rodrigo Mattos

Valcke chega ao Brasil com cartilha para preparar Itaquerão

rodrigomattos

19/05/2014 06h00

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, chega nesta segunda-feira ao Brasil e já vai diretamente para reunião no Itaquerão. Ao contrário das outras ocasiões, em que fazia vistorias e avaliações, ele agora vai mostrar um plano ponto a ponto com as medidas necessárias para prepará-lo para o jogo de abertura. Até porque a Fifa já assume o estádio na terça-feira.

"Ele (Valcke) vai apresentar uma planilha com cada item do que será feito", explicou o diretor-executivo do COL (Comitê Organizador Local), Ricardo Trade. O Itaquerão será a primeira parada porque é a prioridade da Fifa por ser sede da abertura do Mundial. Mas o cartola francês vai passar a rodar em outras sedes para mostrar os planos finais de preparação para o evento.

O COL e a Fifa assumem todos os estádios entre terça-feira e quinta-feira. O comitê já conta com 930 funcionários para fazer a operação das arenas, entre outras tarefas. Para o Mundial, um total de 30 mil pessoas, entre empregados diretos e tercerizados, vai atuar.

No caso do Itaquerão, a Fifa passou a ter pessoas no local nas duas últimas semanas. Por isso, já estão presentes no estádio instalações provisórias como tendas de patrocinadores, uma passarela para acesso de VIPs e geradores de eletricidade, a maioria contratada pela Odebrecht em nome do Corinthians.

Ainda é necessário retirar cadeiras para colocar todas as tribunas de imprensa, além de tapetes sobre o cimento. A telefonia é outra questão a ser resolvida, cabos e o wi-fi serão instalados. "É uma promessa de que todos tenham internet funcionando em todos (jornalistas) os estádios", afirmou Trade.

O COL está otimista porque entende que há mão de obra especializada em São Paulo para realizar rápido a operação de montagem final. Mas Valcke já disse que o estádio ficará pronto no último minuto.

Há desafios também na estrutura fixa da arena. No evento-teste, no jogo com o Figueirense, foram constatadas falhas como as goteiras na cobertura, um elevador que não funcionou e falta de acabamento de alguns pontos.

A partir de terça-feira, isso tudo será controlado pela Fifa, embora o Corinthians vá manter um grupo de funcionários e colaborar na operação do estádio. "Vou ficar com uma cópia da chave", brincou Andrés Sanchez, responsável do clube para as obras.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.