Topo

Rodrigo Mattos

Copa-2014 já esvazia arquibancada do Brasileiro

rodrigomattos

23/05/2014 06h00

A Copa-2014 já derrubou a média de público do Brasileiro nesta sexta rodada, confirmando a tese de que esvaziará o Nacional. A partir de terça-feira, boa parte dos estádios começou a ser entregue para a Fifa em processo que se conclui nesta quinta-feira. Além disso, a proximidade do Mundial parece tirar o interesse da competição de clubes.

Vamos aos números. Pelo levantamento do blog, a média de público do Nacional até a 5a rodada foi de 14.812 pagantes. A rodada terminada na quinta-feira levou apenas em média 10.689 – não foi incluído Vitória e Atlético-MH que não tinha números disponíveis. Na comparação rodada a rodada, é a pior até agora.

E a tendência é que esse número caia ainda mais. Na quarta-feira, Cruzeiro e Fluminense ainda puderam jogar no Mineirão e no Maracanã, respectivamente – os estádios serão entregues à Fifa nesta semana. A torcida do tricolor, que tem uma das melhores médias de público do campeonato, teve apenas 15.125 pessoas para assistir à goleada sobre ao São Paulo.

Em São Paulo, o Corinthians, que é outro líder de público, recebeu apenas 13 mil pessoas no Canindé, um público bem inferior aos vistos no Itaquerão ou no Pacaembu. Sem o Maracanã, o Flamengo jogou em Macaé para 10 mil pessoas, também abaixo da sua média. O mesmo ocorreu com o Grêmio, afastado de sua arena para atuar em Caxias para 7 mil.

É preciso ressalvar também que esta foi a primeira rodada no meio de semana enquanto as outras foram no final de semana. Isso em geral afeta o público. De qualquer maneira, está bem abaixo do que o Brasileiro apresentou nos últimos anos.

No total, a Fifa vai ficar com 12 estádios e 68 CTs, boa parte deles composta por arenas. Esse período para preparar as sedes dos jogos e treinos é normal em Copas.

A aberração é o fato de o Brasileiro só ser paralisado a 11 dias do início do Mundial, cuja abertura será em 12 de junho. O blog já tinha mostrado que, entre os campeonatos nacionais, só o do Brasil e o dos EUA têm partidas tão próximas do grande evento do futebol.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.