Topo

Rodrigo Mattos

Crítico da Copa? Ronaldo multiplica ganhos com propaganda com Mundial

rodrigomattos

28/05/2014 06h00

A poucos dias da Copa-2014, o ex-jogador e membro do COL (Comitê Organizador Local) Ronaldo passou a fazer críticas à atuação do governo no Mundial. À Reuters, disse estar envergonhado com os atrasos nas obras. Poupou a Fifa e o COL. Uma hora ele defende o evento, e outra ataca. O que não muda é que seus ganhos financeiros com a competição só aumentam, principalmente com publicidade.

A pedido do blog, o instituto "Controle da Concorrência" fez um levantamento das aparições públicas de Ronaldo na TV Aberta, nos cinco principais canais. No quadriênio da Copa, sua exposição na telinha foi multiplicada por oito, justamente no período em que assumiu funções no comitê organizador e passou a se ligar à Copa.

Veja o histórico: pelo levantamento, em 2011, Ronaldo tinha aparecido apenas 224 vezes na TV Aberta até o mês de abril, ou seja, quatro meses, referência usada pelo instituto para efeito de comparação. No final do ano, ele passou a ter cargo no COL. Em 2012, no mesmo período, ele passou a 525 inserções publicitárias.

Quanto mais a Copa se aproximava, mais sua imagem se destacava. Em 2013, atingiu o ápice com 2083 aparições até abril. Foi a personalidade do segmento esportivo que mais vendeu na TV, com patrocinadores como Ambev, Claro, Pão de Açúcar, Hypermarcas, Proctor & Gamble.

Seu destaque se manteve estável em 2014 com leve queda: está com 1994 aparições. No segmento esportivo, é o segundo que mais teve inserções na tela atrás apenas de Neymar, astro da seleção que, aliás, tem contrato com sua empresa 9ine. No geral, Ronaldo figurava na 64a posição em 2011, e está entre os 10 primeiros neste ano.

É preciso lembrar que Ronaldo não ganha dinheiro apenas como garoto-propaganda com o Mundial. Sua agência de publicidade 9ine representa empresas parceiras oficiais da Copa como a Ambev. Também leva comissões de contratos de Neymar que forem fechados por sua equipe.

Fora isso, a WPP, sócia de Ronaldo na 9ine, faturou até com contrato com o governo federal  para divulgação da Copa-2014. Por meio de subsidiária, a WPP também levou contas de publicidade do COL e da Fifa na Copa das Confederações. Já a Marfinite Arenas, que tinha contrato com a empresa do ex-jogador, fechou para ser fornecedora de cadeiras da Arena Fonte Nova. Todos os negócios foram acertados após o ex-jogador entrar no COL.

Conclusão: Ronaldo pode estar envergonhado com os atrasos das obras da Copa, mas não a ponto de deixar de faturar com ela.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.