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Rodrigo Mattos

Patrocinadores da Fifa reduzem ingressos da Copa à venda para torcedor

rodrigomattos

04/06/2014 13h16

O alto interesse de patrocinadores da Fifa em ingressos da Copa-2014 reduziu a carga para torcedores comuns na última fase de vendas, iniciada nesta madrugada. Na Africa do Sul, os parceiros da entidade devolveram vários bilhetes o que aumentou o número disponível próximo ao Mundial. No Brasil, isso não ocorreu e os brasileiros tiveram menos opções.

Para se ter ideia, a última fase de venda de ingressos da Copa-2010 tinha 500.000 ingressos para comercialização em abril. Boa parte deles era fruto de devolução de patrocinadores que não estava interessados nos lugares. No Brasil, a carga foi de 180 mil.

A Fifa informou que, no geral, patrocinadores não demonstraram interesse em retornar os bilhetes comprados da entidade. Eles tinham direito a uma carga de 605 mil ingressos, mais do que o triplo do número posto em negociação nesta última fase de vendas. Outros 400 mil são para programas de hospitalidade, com valores bem mais alto do que os ingressos avulsos.

Dirigentes da federação internacional já esperavam que seria grande o interesse dos parceiros em manter as entradas. Especialistas em marketing apontam os ingressos da Copa como maior trunfo dos patrocinadores da Copa. É possível agradar parceiros comerciais e fazer promoções com torcedores, atreladas à venda de produtos.

E os patrocinadores, obviamente, têm ainda maior interesse nos jogos de abertura e final da Copa. A Fifa confirma que, por conta disso, a carga disponível para eles nessas partidas, percentualmente, é ainda maior. Só para o primeiro jogo são previstos 14 mil Vips no Itaquerão, entre hospitalidade e patrocinadores. Ou seja, sobram ainda menos bilhetes para o torcedor.

Não por acaso esses ingressos acabaram em apenas poucas horas. A própria Fifa sabia que eram poquíssimos bilhetes à venda para essas duas partidas.

A maioria dos assentos vendidos no Brasil agora foram resultado de estádios inacabados. Como não tinha certeza da quantidade disponível de lugares, a federação internacional guardou ingressos para última hora nos casos do Itaquerão, da Arena da Baixada e da Arena das Dunas.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.