Topo

Rodrigo Mattos

Itaquerão terá só 61 mil lugares na abertura da Copa

rodrigomattos

05/06/2014 18h04

O Itaquerão terá uma capacidade bem menor do que a esperada na abertura da Copa-2014: serão 61.606 assentos, entre torcedores, vips, jornalistas, chefes de estado e dirigentes. Um volume de pessoas inferior aos 68 mil esperados inicialmente quando foram instituídas as arquibancadas provisórias para aumentar o estádio corintiano.

"Temos que diferenciar a capacidade bruta, da capacidade líquida. Falamos em 66 mil brutos, mas tinha que tirar assentos mortos, sem visão, e outras questões. A conta final ficou em 61 mil", explicou o diretor de marketing e ingressos da Fifa, Thierry Weil.

A Fifa já conseguiu contar todos os lugares apesar de as arquibancadas provisórias ainda estarem sendo testadas para serem liberadas pelo corpo de bombeiros. Os atrasos nas obras do Itaquerão levaram a Fifa a segurar diversos ingressos do estádio para serem vendidos até a última hora. As arquibancadas provisórias só vão acabar de ser colocadas nesta sexta-feira quando se espera obter o alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros.

Apesar da capacidade menor anunciada, a Fifa defendeu que não houve redução no número de assentos no estádio. "O tamanho da Arena de São Paulo não diminuiu, como algumas notícias sugerem. Como em toda operação de Copa do Mundo da FIFA, a capacidade total do estádio é ajustada de acordo com as necessidades de transmissão de TV e do trabalho da imprensa credenciada para atender ao interesse global do torneio"; afirmou a entidade.

Não há mais bilhetes para os jogos no estádio paulista. Na verdade, praticamente não há mais ingressos disponíveis para nenhum jogo. Dos 3,1 milhões, foram vendidos 2,960 milhões, mas o restante tem um alto índice de entradas para federações nacionais. Ou seja, há ingressos para pouquíssimas partidas, segundo a Fifa.

Mas ainda há uma chance de obter bilhetes com a revenda deles por meio do site da entidade. "Quem não tiver pago ou quem quiser revender, pode fazer por meio do site. É importante o torcedor ainda ficar de olho."

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.