Topo

Rodrigo Mattos

Em meio à crise, prefeitura lava entorno do Itaquerão com água

rodrigomattos

09/06/2014 14h28

Em meio à crise de abastecimento de São Paulo, funcionários da prefeitura lavavam o entorno do Itaquerão, local da abertura da Copa-2014, com água nesta tarde de segunda-feira. E não era um volume pequeno visto que havia um caminhão cheio para abastecer as mangueiras. Não era o único exemplo de desperdício ou descaso municipal em volta do estádio.

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo) tem pedido que a população economize por conta do baixo nível da Represa da Cantareira. Por isso, o blog questionou os funcionários da prefeitura pelo desperdício. Um deles afirmou que era água de reuso que não servia para nada, apenas para lavar pratos.

Não é o que diz a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) que lista possibilidades de utilização da água de reuso, entre eles vasos sanitários, irrigação de campos e gramados, e até limpar passeios públicos. Só que a cartilha da Sabesp para evitar desperdício recomenda que não se lave calçadas e ruas com água porque são perdidos 279 litros em 15 minutos.

Além disso, a prefeitura de São Paulo também desperdiçava luz em volta do Itaquerão. Todos os postes de iluminação pública estavam acessos em pleno meio-dia com sol. E não são poucos visto que houve reforço após reclamação de torcedores.

Fora isso, pode-se perceber o descaso em relação ao muro da Fatec, onde funciona o centro de credenciamento da Copa-2014. A parede externa estava pichada.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.