Topo

Rodrigo Mattos

Dilma só vai à abertura e à final da Copa, diz ministro

rodrigomattos

10/06/2014 19h43

A presidente da República, Dilma Rousseff, só pretende ir à abertura e à final da Copa-2014. Pelo menos no momento, cancelou a sua presença em outras partidas em que acompanharia outros chefes-de-estado. A informação é do ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

A princípio, Dilma também previa estar no jogo entre Portugal e Alemanha, em Salvador, no dia 16, para receber a primeira-ministra alemã, Angela Merkel. Mas, neste caso, teria de viajar para mais partidas para acompanhar outros chefes-de-estado. "A presidente percebeu que não faria sentido ir receber a Merkel, mas não ir, por exemplo, no jogo do Chile (em que deve estar a presidente Michele Bachelet)", explicou o ministro.

Por isso, no momento, só está garantida a presença dela na abertura e na final do Mundial. A expectativa do governo é de que venham ao Brasil entre 12 e 17 chefes-de-estado, segundo o ministro. Dilma tem mantido distância dos eventos da Fifa.

Tanto que não foi à abertura do congresso da entidade, que tradicionalmente tem a presença do chefe-de-estado do país-sede. Segundo Rebelo, o motivo foi a convenção do PMDB, partido aliado. "Quando o Blatter fez o convite, ela já explicou que tinha a convenção no mesmo dia", contou o ministro.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.