Topo

Rodrigo Mattos

Em dois jogos, Holanda tem um dos melhores ataques das últimas Copas

rodrigomattos

18/06/2014 15h04

Com a vitória sobre a Austrália, o desempenho arrasador do ataque holandês o torna um dos melhores das últimas Copas do Mundo nos dois jogos iniciais. Foram oito gols em apenas dois compromissos. Nas três últimas edições do Mundial, apenas dois times igualaram ou superaram essa marca.

Foram cinco gols diante da Espanha, e três diante da Austrália, nesta quarta-feira. Robben tem três gols no Mundial, e Van Persie, outros três. É o ataque mais positivo deste Mundial por larga vantagem: a Alemanha vem em segundo, com quatro, mas tem um jogo a menos.

Em 2006, a Argentina também conseguiu fazer oito gols em duas rodadas graças à goleada sobre a Sérvia, por seis tentos. Em 2002, a Alemanha obteve nove gols nas duas primeiras rodadas, com uma goleada sobre a Arábia Saudita.

No Beira-Rio, a Holanda voltou a mostrar o futebol ofensivo visto em Salvador, e também com falhas da defesa. Assim como fizera duas vezes contra a Espanha, Robben arrancou do meio de campo e fez o primeiro gol holandês. Pela estatística da Fifa, ele correu mais de 10 km no jogo, com velocidade máxima de cerca de 29km/h.

Depois da virada da Austrália, que jogou melhor por boa parte da partida, os holandeses reagiram e protagonizaram mais uma reviravolta no placar desta Copa. Isso graças ao melhor ataque do campeonato até agora.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.