Topo

Rodrigo Mattos

Comitê Disciplinar analisará punição ao Chile por invasão, diz Fifa

rodrigomattos

19/06/2014 01h30

A Federação Chilena de Futebol pode ser punida pela invasão dos chilenos no Maracanã antes do jogo entre Espanha e Chile. Pelo Código de Disciplina da Fifa, que se aplica à Copa-2014, associações nacionais são responsáveis por atos de seus torcedores, e sujeitas a penas, em geral multas.

"Isso ainda será avaliado pelo Comitê Disciplinar. Não tenho informação se haverá qualquer sanção", afirmou o chefe de segurança da Fifa, Ralf Mutschke, Em seguida, a federação internacional informou que um futuro procedimento dependerá do relatório do jogo.

Antes da partida, cerca de 100 torcedores chilenos invadiram o estádio pela área de imprensa para tentar assistir ao jogo: quebraram instalações provisórias e 85 deles foram detidos pela polícia. Eles vão ser obrigados a deixar o país. O incidente foi considerado grave pela organização do evento.

O regulamento geral do Mundial-2014 prevê que as questões disciplinares são tratadas pelo código da entidade. Questionada sobre uma possível punição para a federação chilena, a Fifa informou ao blog que deveria consultar o documento.

Pelo artigo 67 do Código Disciplinar da Fifa, a "associação visitante é responsável pela conduta imprópria dentro do seu grupo de espectadores, independente de questão de culpa (…) e dependendo da situação pode ser multada. Outras sanções podem ser impostas em caso de distúrbios sérios".

Essa regra vale inclusive para jogos em campos neutros, especialmente em competições finais como a Copa. Em casos internacionais, a Fifa e a UEFA costumam dar multas. É quase impossível uma punição esportiva para a seleção chilena, que está classificada às oitavas de final da Copa.

Logo após o incidente, havia uma certa pressão do COL (Comitê Organizador Local) para que alguma medida fosse tomada contra os chilenos. Seria uma forma de resposta já que o comitê será o principal responsabilizado pela grave falha de segurança no Maracanã. Só nos próximos dias se saberá se a federação chilena, de fato, poderá ser punida.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.