Topo

Rodrigo Mattos

Fifa libera cotovelada de francês após tirar Suárez da Copa

rodrigomattos

27/06/2014 13h03

Após banir Luis Suárez da Copa-2014 por uma mordida, dirigentes da Fifa falaram em exemplo e penas mais duras para agressões de jogadores. Só que, nesta sexta-feira, a entidade confirmou que não haverá nenhuma punição ao francês Sakho por uma cotovelada no equatoriano Minda, na primeira fase.

O Comitê Disciplinar da Fifa deu nove jogos de suspensão para Suárez pela mordida em Chiellini. A decisão foi tomada após revisões de imagens do lance, pois o juiz Marco Rodriguez não vira a agressão.

O árbitro Noumandiez Doue também não viu a agressão de Sakho no jogador equatoriano, embora esta tenha sido mostrada em televisões de jornalistas seguidas vezes. Ainda assim, a Fifa confirmou que não abrirá procedimento disciplinar contra o atleta. O lance foi analisado, mas o entendimento é de que não havia elementos para abrir um processo.

"Temos 34 câmeras em campo. Há pouca coisa que escapa", afirmou o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que atacou Suárez.

A Federação Uruguaia tinha questionado o critério de sanção do comitê disciplinar da Fifa. Um dos membros da cúpula da entidade, Rafael Salguero afirmou que, a partir de agora, o grupo não poderia ser brando nas penas. Até agora só Suárez e o camaronês Song foram punidos por lances vistos após a partida.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.