Topo

Rodrigo Mattos

Pelos números, árbitro foi frouxo com punições em jogo de lesão de Neymar

rodrigomattos

05/07/2014 14h23

Uma análise das estatística da Fifa indica que o árbitro espanhol Carlos Carballo foi frouxo na punição à violência no jogo entre Brasil e Colômbia. Foi nesta partida que o atacante Neymar sofre uma entrada dura de Zuñiga com o joelho em suas costas, o que tirou o brasileiro da Copa-2014.

O juiz europeu deu quatro cartões amarelos e nenhum vermelho na partida. Só que foi o jogo mais faltoso da Copa, com um total de 54 faltas. Assim, a cada 13,5 faltas, o árbitro deu uma punição.

Levantamento do blog mostra que foram 1.753 faltas no Mundial até agora, com um total de 159 amarelos. Ou seja, é dado um cartão amarelo para cada 11,02 falta. Uma média bem inferior a da partida. Também é dado um cartão vermelho para cada 175 partidas no Mundial.

Questionada sobre a violência na partida, a Fifa afirmou que os "árbitros têm sido treinados para lidar com situações difíceis" no jogo. O comitê disciplinar da entidade analisa, neste sábado, imagens do lance para saber se pune Zuñiga. O ex-jogador Ronaldo classificou a entrada como intencional, e desleal.

Dos quatro cartões dados pelo árbitro Carlos Carballo, um foi por uma falta pouco sem violência de Thiago Silva, que interrompeu a saída de bola do goleiro Ospina, e outro para o pênalti de Júlio César sobre Bacca. As entradas duras de Fernandinho em James Rodriguez foram ignoradas. Nenhuma das seis faltas sofridas pelo jogador geraram punições – a seleção fez 31 faltas, no total.

Com 23 faltas, a Colômbia teve em Zuñiga o jogador mais violento. Ele deu entrada em Hulk no primeiro tempo com a sola do pé na perna do brasileiro. Mas não recebeu amarelo, nem por esse lance, nem pelo que tirou Neymar da Copa. Os cartões da Colômbia foram para Yepes e James Rodrigues.

O atacante brasileiro, por sinal, sofreu quatro faltas neste jogo, em um total de 18 no Mundial. Sai da competição como o segundo mais caçado, atrás apenas do grego Samaras.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.