Gramado do Maracanã gera atenção para final e nem astros podem pisar
Véspera da final da Copa-2010. Holanda e Espanha treinam no Soccer City, em horários diferentes. Não há restrição e até piques, que desgastam a grama, foram praticados pelos times.
Véspera da decisão da Copa-2014. O campo do Maracanã está tomado por luzes para tentar recuperar a grama. Os treinos dos times são vetados. Astros da música que vão posar para fotos no local são proibidos de pisar no campo.
A atenção em volta do palco da final se justifica quando se observa a irregularidade na cor da grama. Umas partes são mais claras do que as outras, como se fossem manchas. Está longe de exibir um verde vistoso e uniforme como em campeonatos europeus.
O campo do Maracanã foi bastante criticado durante a Copa-2014. Jogadores apontaram que estava seco e duro e eram perceptíveis trechos de grama pelada em determinadas áreas. O COL (Comitê Organizador Local) atribuiu o fato a treinos muito fortes, e jogadas intensas no Mundial, além do uso excessivo do local.
Foram vetados treinos no Maracanã, tanto que Alemanha e Argentina fazem suas práticas em São Januário. O último jogo no estádio foi em 4 de julho, entre Alemanha e França. O comitê entendia que era tempo suficiente para a recuperação, e tem usado técnicas como a iluminação do campo.
Nesta véspera, havia três estruturas de luzes no gramado. Quando os astros liderados por Shakira entraram no local, uma funcionária da Fifa pedia que eles não pisassem no espaço dentro das quatro linhas. Quando Alexandre Pires deu um pique e entrou no gramado, foi reforçada a requisição.
Antes do jogo final, haverá uma cerimônia de encerramento com um show. Em geral, neste tipo de festa, evita-se estruturas ou excesso de pessoas que afetem o gramado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.