Topo

Rodrigo Mattos

Sem vazamento: gravação de conversa de Felipão era autorizada, e ele sabia

rodrigomattos

13/07/2014 12h22

Não houve vazamento da conversa do técnico Luis Felipe Scolari em treino do Brasil antes do jogo contra a Holanda, em bate-papo em que ele afirma que a seleção quase empatou com a Alemanha. A Fifa informou que a gravação da cena era autorizada para as Tvs, e o treinador e comissão técnica sabiam disso.

Antes da partida diante dos holandeses, câmeras flagraram o treinador conversando com Thiago Silva, e funcionários da Fifa no campo no período do treino. Na ocasião, ele afirmou que o Brasil poderia ter feito 5 a 4 e quase empatado com a Alemanha no segundo tempo da semifinal da Copa. A informação inicial era de que houve vazamento do áudio.

Mas a Fifa disse que todas as Tvs com direito de transmissão podem gravar qualquer acontecimento dentro dos treinos abertos. Jogadores, treinadores e comissão técnica estão cientes de que aquele é um ambiente público para as televisões.

Só não poderia haver uma gravação se a conversa ocorresse dentro de uma sala no vestiário.  Tanto que a federação internacional não recebeu nenhuma reclamação do treinador, ou da CBF, pela exibição das imagens.

O áudio da conversa serviu como uma espécie de explicação de Felipão para o vexame de 7 a 1 para Alemanha. Afinal, nele, o treinador dá a entender que o confronto foi quase igual, excetuado o "apagão" tantas vezes mencionado pelo treinador.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.