Topo

Rodrigo Mattos

Cruzeiro ensaia domínio de padrão europeu com arrancada inédita

rodrigomattos

28/07/2014 06h00

Desde a implantação dos pontos corridos, o Brasileiro é caracterizado pelo equilíbrio e pelo vai e vem entre os times. O Cruzeiro ensaia derrubar essa verdade com a campanha desses últimos dois anos. Pela primeira vez um campeão consegue uma arrancada arrasadora no Nacional seguinte, em uma demonstração de domínio parecida com a vista em ligas da Europa.

Até agora o time mineiro soma 28 pontos, cinco a mais do que o segundo colocado, o Corinthians. Obteve 78% dos pontos. Apenas três equipes na história da competição de pontos corridos conseguiram um desempenho superior até a 12a rodada.

Nenhum campeão brasileiro tinha obtido feito igual. Mesmo o São Paulo, tricampeão e único a ganhar uma campeonato seguido do outro, chegou perto pois teve inícios apenas razoáveis e se recuperou durante a campanha.

O Santos era o campeão com melhor arrancada até agora, ao obter 24 pontos em 12 rodadas em 2004 – não era líder.  O São Paulo atingiu 20, em 2008. Fora isso, todos os outros estavam abaixo e longe das primeiras posições.

Para se ter uma ideia, o Cruzeiro de Marcelo de Oliveira atinge rendimento de 69% nos seus 50 jogos no Brasileiro, 2013 e 2014, com um total de 104 pontos. Foram 105 gols marcados pelo time mineiro, com média de 2,1 por partida.

O UOL Esporte mostrou que o time mineiro é o que mais se aproxima da modernidade do futebol jogado na Europa. Pelo menos nos números, o Cruzeiro, de fato, ensaia um domínio parecido com o visto em certas ligas no velho continente.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.