PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Categorias

Rodrigo Mattos

Globo negocia para ganhar com propaganda em telões de estádios

rodrigomattos

10/08/2014 06h00

A Globo iniciou negociação com os donos dos principais estádios brasileiros para estabelecer uma parceria para ganhar dinheiro com propaganda nos telões durante jogos. Seria mais uma extensão do braço de atuação da emissora no futebol que já tem contratos de transmissão, fechada e aberta, internet e exploração de placas, entre outros.

O blog apurou que a Globo vem apresentado a ideia para os gestores das novas arenas brasileiras que contam com o equipamento desde antes da Copa-2014. Entre os que receberam propostas, estão o Maracanã, o Itaquerão e o Mineirão. As conversas ainda estão em fase inicial.

Nas reuniões, o modelo proposto é de que ela inclua os telões em seu pacote publicitário do futebol, que já tem as placas. Assim, poderia aumentar o que é cobrado dos parceiros. Em troca, daria um percentual do ganho para os donos das arenas. No caso de estádios como o Maracanã, esse dinheiro seria dividido com os clubes.

O problema é que os donos das arenas temem que a Globo use sua força para cobrar alto dos parceiros, mas repassar valores pequenos para os donos dos estádios. Em compensação, os gestores da arena apostam que a parceria poderia possibilitar acesso ao conteúdo da emissora, que inclui gols, e lances históricos do futebol brasileiro.

Mas há administradores de estádios que falam em fazer uma concorrência com outra emissora que detenha os direitos de jogos, como a Band, se a proposta da emissora for ruim. Fato é que, com audiência em baixa, a Globo dá mais um passo para aumentar seu poder no futebol nacional, além da atuação ampla que já tem com os clubes. O blog tentou ouvir executivos da emissora, sem sucesso.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.

Rodrigo Mattos