Juízes vão avisar sobre irregularidade jogadores em campo, diz STJD
Em meio à confusão nos campeonatos por irregularidades de jogadores, com falhas da CBF, uma nova medida deve ser tentada em conjunto entre a confederação e o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva): os árbitros devem ficar encarregados de avisar os clubes quem tem condições jogo e quem não tem. A informação é do presidente do tribunal, Caio Rocha.
"A própria CBF está tentando aprimorar seu sistema de cadastro: a tendência é o árbitro passar a avisar os clubes sobre a regularidade do atleta. Deve haver uma fase de teste, mas o árbitro poderia, no momento da partida, dizer quem pode jogar. Daria para fazer nas Séries A e B", afirmou Rocha.
Ele reconheceu que os problemas nas inscrições têm causado confusão nos campeonatos. Sua opinião é de que o objetivo deve ser evitar as infrações disciplinares para não haver interferência na tabela. Por isso, foi formada comissão conjunta entre a CBF e o STJD para tentar revisar todos os procedimentos de clubes e da confederação, e o sistema que determina quem está regular.
Mas são os clubes que têm a responsabilidade final no caso. E continuarão a ser punidos pelo STJD em caso de inscrição irregular mesmo que o cadastro não esteja funcionando corretamente.
Rocha defendeu os critérios de julgamento, e não vê contradição no fato de alguns clubes terem sido absolvidos, e outros perderem pontos após erros da CBF. O Criciúma, por exemplo, recuperou seus pontos, enquanto Portuguesa e Flamengo, não.
"São casos completamente diferentes. A Portuguesa alegou que não foi avisada e o advogado estava presente. O Flamengo foi uma questão de aplicação de penas em campeonato diferente. E o Criciúma foi comprovado que tentou obter de todas as formas as informações sobre a regularidade do atleta que tinha cumprido penas pelo Naviraiense. Ele não recebeu resposta da CBF", contou o presidente do STJD.
Resta saber se times como Flamengo e Portuguesa, em casos que a CBF não os avisou sobre irregularidade de atletas, pensam da mesma forma.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.