Topo

Rodrigo Mattos

STJD manterá chave do Grêmio na Copa suspensa, e acelera decisão final

rodrigomattos

04/09/2014 06h00

Após a exclusão do Grêmio na primeira instância, a cúpula do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) adotou medidas para acelerar o julgamento final do clube no caso de atos racistas contra o goleiro do Aranha, do Santos. Enquanto isso, manterá sob suspenso o resultado da chave do time gaúcho na Copa do Brasil: a equipe santista não pode se considerar classificada até sessão do pleno do tribunal.

Nesta quarta-feira, a comissão disciplinar do tribunal esportivo excluiu o Grêmio da Copa do Brasil por unanimidade, ao enquadra-lo no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Foi considerado um caso grave para determinar a saída do clube gaúcho.

Ao blog, o presidente da corte, Caio Rocha, informou que a intenção é incluir o caso na pauta na próxima semana, provavelmente na quinta-feira. Uma segunda possibilidade é sexta-feira. Para realizar o julgamento, ele começou a contatar todos os auditores do pleno para garantir a presença deles.

"Tinha uma viagem ao exterior marcada para a próxima semana, mas devo cancelar. Antes, quero garantir que todos os auditores possam estar presentes", afirmou Rocha. Caso não consiga fazer o julgamento na próxima semana, este aconteceria na outra semana.

É certo que até lá continua suspensa a chave do Grêmio na Copa do Brasil como tinha sido determinado por uma liminar dada pelo presidente do STJD. O clube gaúcho já anunciou que vai recorrer e quer a competição paralisada até lá. Isso será concedido em relação a sua chave.

"É natural que o Grêmio entre com o recurso e, como consequência, eu dê o efeito suspensivo para não permitir a realização da próxima partida, nem a continuidade da chave. Até porque não faria sentido fazer um jogo que pode não ter efeito", contou Caio Rocha.

Ao acelerar a decisão final do pleno do tribunal, Rocha quer interferir o menos possível na competição, apesar de, óbvio, a exclusão gremista já representar uma alteração no quadro no torneio.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.