Topo

Rodrigo Mattos

Fifa esconde conclusão de investigação sobre corrupção no Qatar-2022

rodrigomattos

05/09/2014 12h37

Após mais de um ano, a Fifa concluiu a investigação sobre as acusações de corrupção na escolha do Qatar como sede da Copa-2022, e da Rússia para 2018. Mas a entidade manteve em segredo, pelo menos por enquanto, o relatório final em mais uma demonstração de falta de transparência. Assim, é impossível saber se há elementos para retirar o Mundial do país do Oriente Médio.

Denúncias do jornal "Sunday Times" indicavam que pessoas ligadas ao comitê do Qatar pagaram US$ 5 milhões para dirigentes de associações nacionais e até do Comitê Executivo da Fifa favorecerem o país. Por isso, a entidade encarregou Micheal Garcia, ex-membro do FBI e chefe do comitê de ética da entidade, a apurar o caso.

Nesta sexta-feira, a federação internacional anunciou que ele entregou seu documento final para o Comitê de Adjudicação, que irá julgar o caso. O relatório contém 350 páginas, após terem sido ouvidas 75 testemunhas. Segundo a entidade, foram recolhidos 200 mil páginas de material.

A Fifa afirmou ainda que o documento apontou medidas a serem tomadas em relação a determinados indivíduos, e questões a serem tratadas sobre comitês da entidade, além de fazer recomendações sobre os futuros processos de candidatura para Copa do Mundo. Só que essas informações vagas foram tudo que a entidade forneceu após meses de espera do público internacional pelos resultados finais.

O jornal "Estado de S. Paulo" afirmou que o documento indicou ilegalidades cometidas contra dirigentes, que poderiam sofrer punições. Entre os investigados, estava o ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira, que era membro do Comitê Executivo da Fifa e votou nesta eleição. Mas não há nenhum dado sobre o que se concluiu a respeito dele.

Será o Comité de Adjudicação que tomará uma decisão sobre punições a dirigentes, indicações sobre alteração da sede do Mundial, e inclusive se todas as informações se tornarão públicas.

A Fifa não costuma divulgar seus dados internos, sendo a única exceção o caso ISL em que dirigentes da entidade receberam milhões em propina. Assim mesmo, demorou mais de 10 anos para o caso se tornar público, após seguidas pressões de patrocinadores e quando cartolas envolvidos como Teixeira já tinham se retirado.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.