Topo

Rodrigo Mattos

Vaias a Aranha não influenciam julgamento do Grêmio, diz presidente do STJD

rodrigomattos

20/09/2014 06h00

As vaias ao goleiro Aranha no segundo jogo do Santos contra o Grêmio, em Porto Alegre, não vão influenciar o julgamento por racismo do clube na próxima semana. É o que diz o presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), Caio Rocha. Na primeira instância, o clube foi excluído da Copa do Brasil por atos racistas contra o jogador.

"Não (terá peso). São situações distintas", afirmou o auditor. Ele não quis dizer se viu manifestações racistas nas vaias a Aranha porque havia a possibilidade de a procuradoria do tribunal fazer alguma denúncia sobre o assunto. Só que o procurador do STJD, Paulo Schmmitt descartou qualquer tipo de ação.

"Não temos registros de ocorrências significativas e estamos com inúmeros outros problemas para análise no momento. Sobre expressões que configuram xingamentos, provocações com ou sem conotações de preconceito ou cantos ofensivos, não arriscaremos palpites por ora. Aliás o que mais tem é palpite e especulação. Agiremos com cautela", disse ele.

A posição de Caio Rocha em relação a desconsiderar as vaias no julgamento deve ser adotada por outros membros do STJD. É o que explicou o auditor Décio Neuhaus, do pleno do tribunal.

"Um fato posterior não pode influenciar em um fato anterior. Só pode haver agravamento por reincidência se houver um segundo caso. No direito penal, por exemplo, se uma pessoa matar A e depois B, no julgamento do primeiro assassinato não será levado em consideração o segundo", completou o auditor.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.