Topo

Rodrigo Mattos

Contra violência, governo prepara Big Brother para torcedores

rodrigomattos

02/10/2014 15h37

O governo federal prepara a criação de um sistema integrado de vigilância para torcedores e estádios de futebol para combater casos de violência. Assim, poderá haver um centro de inteligência com a concentração de informações e imagens de pessoas que se envolvam em confusão para identifica-lo e proibir a ida deles às arenas.

O sistema deve utilizar os equipamentos comprados para a Copa-2014, que contou com centros de controle em todas as sedes para vigilância integrada. Como aconteceu no Mundial, o comando deve ser no Rio de Janeiro. O projeto está nas mãos do Ministério do Esporte e pelo Ministério da Justiça, e tem previsão de implantação até abril de 2015.

"Será uma espécie de observatório em que vamos concentrar todas as informações. Servirá para monitorar os dados sobre cada torcedor. Poderemos saber quais torcedores se envolvem sempre em confusão, e expulsá-los dos estádios", contou o diretor de futebol do Ministério do Esporte, Toninho Nascimento.

Dentro dos estádios, a Copa contava com câmeras em todos as arenas, e um centro de monitoramento no COL (Comitê Organizador Local), que já ofereceu o sistema para a CBF. Fora, os Estados contam com caminhões para vigilância, e até centros montados com esse objetivo. "O importante é todos falarem a mesma língua", ressaltou Toninho.

O foco no governo neste centro de inteligência ocorre porque a avaliação é de que existem leis suficientes para punir os torcedores briguentos. Mas isso não tem ocorrido apesar dos crescentes casos de violências. No entendimento do Ministério do Esporte, a falha está na fiscalização do cumprimento da legislação, e na falta de punições em diversos casos.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.