Topo

Rodrigo Mattos

Mano insiste na retranca e bate Inter em dois ataques

rodrigomattos

19/10/2014 17h07

O Corinthians foi eliminado pelo Atlético-MG com uma goleada porque abdicou do ataque. No jogo seguinte, o técnico Mano Menezes resolveu armar uma retranca ainda maior diante do Internacional com apenas Paolo Guerrero à frente. Deu certo e venceu o jogo no Beira-Rio.

Até o início foi similar ao jogo contra o Galo. Antes dos 5min, Guerrero, sempre ele, dominou uma bola improvável na cabeça e chutou para abrir o placar.

Pronto, para o Corinthians poderia ter acabado ali. Fora o centroavante, todos os seus homens atuavam atrás da intermediária defensiva. Sem outro atacante, Jádson e Renato Augusto ajudavam a fechar o meio de campo com três volantes. A decisão era aceitar a pressão do Internacional, que vinha das duas laterais e de jogadas articuladas pelo meio.

O ritmo travado do jogo, graças a um corte sofrido por Cássio e confusões, dava alívio ao Corinthians. Quando a bola voltou a correr, era um bombardeio com duas chances desperdiçadas por Nilmar, e vários outros lances rondando a área. Era boa a atuação da zaga corintiana, com uma proteção reforçada dos volantes.

Mas a sorte e a precisão estavam do lado do time alvinegro na tarde deste domingo. Na segunda vez que o time foi ao ataque, em cruzamento na área, a zaga colorada falhou e deixou Gil sozinho para aumentar o placar.

Após o intervalo, a pressão do Inter continuou, e Fabrício perdeu um gol quase embaixo da trave em cabeçada para fora. D'Alessandro era o principal articulador da equipe vermelha, com cruzamentos e chutes pelo setor direito do ataque. Só que o gol não saia.

Foi necessário que houvesse uma falha de Gil, em confusão com Cássio, para que Nilmar descontasse no rebote. Será que se repetiria a virada sofrida no Mineirão? Não desta vez.

O Corinthians se manteve atrás, mas faltou força ao Internacional cujos jogadores sentiram o desgaste de tentar virar e do calor do primeiro tempo. A chuva forte ainda tornou o campo mais pesado. Perto do que acontecera antes até que os 15 minutos finais não foram tão sofridos para o Corinthians. O time até podia ter aumentado em chute de Fábio Santos no travessão.

A vitória aumenta as chances de uma vaga na Libertadores, e alivia a crise sobre o time resultante da eliminação para o Galo. Mas a atuação não é animadora para os corintianos. Não haverá mudanças: será na retranca que o Corinthians jogará até o final do ano para tentar chegar ao torneio sul-americano.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.