Topo

Rodrigo Mattos

Corinthians tentará transformar suspensão de Guerrero em pena pecuniária

rodrigomattos

22/10/2014 18h38

A diretoria do Corinthians fará uma última tentativa no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) para tentar transformar a suspensão de três jogos de Paolo Guerrero por empurrão no árbitro Leandro Bizzo Marinho em pena pecuniária. A sanção tira o jogador do clássico com o Palmeiras, e mais duas partidas.

A conversão da pena está prevista no Código Brasileiro de Justiça Desportiva, segundo advogados corinthianos. Para tentar essa alteração, os representantes do Corinthians devem procurar o presidente do tribunal, Caio Rocha, nesta quinta-feira. A dificuldade é que o chefe do STJD votou por uma suspensão de 90 dias para o centroavante peruano.

Essa seria a última alternativa visto que a suspensão de três jogos pela trombada no juiz foi dada pelo pleno do STJD, ou seja, a instância definitiva. Assim, não cabe o pedido de efeito suspensivo para o jogador.

A punição do STJD foi resultado de um empurrão de Guerrero no árbitro Leandro Bizzo Marinho, no jogo das oitavas de final da Copa do Brasil, diante do Bragantino. Como a participação do Corinthians neste campeonato acabou, a regra manda que a suspensão seja cumprida na competição subsequente, isto é, no Brasileiro. No julgamento no pleno, sua pena foi decidida por 3 a 2.

A diretoria corintiana decidiu conter as críticas à Justiça Desportiva nesta quarta-feira. A lembrança é que o Palmieras também conseguiu um acordo para a suspensão imposta a Valdivia por meio de uma transação disciplinar. Ressalte-se que os casos são bem diferentes.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.