Líder, Cruzeiro joga mais vezes em 2014 e sente desgaste na temporada
Em queda de rendimento no segundo turno do Brasileiro, o Cruzeiro enfrenta uma temporada bem mais desgastante em 2014 do que no ano passado. Jogou muito mais vezes, teve calendário mais apertado e ainda perdeu jogadores para a seleção brasileira. Em comparação, chega à partida com o Botafogo com mais confrontos na temporada do que o São Paulo, seu rival pela liderança.
Ao final de outubro em 2013, o time mineiro tinha atuado apenas 52 vezes. Explica-se: a equipe não disputara a Libertadores, fora eliminada nas oitavas de final da Copa do Brasil e também ficou fora da Sul-Americana.
Agora, o Cruzeiro soma 61 partidas na temporada. Em resumo: chegou às quartas-de-final da principal sul-americana e está na semifinal da Copa do Brasil. Ou seja, isso representa um aumento de 17% nas vezes que entrou em campo. O São Paulo, que está a cinco pontos do líder, tem 58 jogos no ano.
"Esse problema do calendário todos sofrem. Temos o elenco bom, mas chega uma hora que fica complicado", explicou o gerente de futebol do Cruzeiro, Valdir Barbosa. "Mais do que a questão do número de jogos, o que apertou neste ano foi a Copa. Começou a juntar muitos jogos decisivos. E isso gera um desgaste físico e psicológico."
Outra questão levantada por Barbosa é a perda de jogadores para a seleção brasileira em datas Fifa, o que foi evitado nos dois últimos amistosos. Há dois problemas: o desfalque e a necessidade de o jogador fazer longas viagens como ir à China, com adaptações a fuso horário e voos exaustivos.
Não há um levantamento dentro do Cruzeiro para saber se aumentou o número de contusões nesta temporada. Só identifica-se que há uma grande rodízio no time. "Muitas vezes é por necessidade (física)", explicou Barbosa.
Fato é que o time fez um primeiro turno brilhante no Brasileiro, com 43 pontos. Agora, soma 18 pontos em 12 partidas, isto é, apenas 50% de rendimento. Mais desgastado, o Cruzeiro tem campanha inferior ao ano passado quando obtivera 65 pontos até a 31a rodada do campeonato.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.