Topo

Rodrigo Mattos

Histórico indica São Paulo já na Libertadores. Sobram duas vagas

rodrigomattos

03/11/2014 06h00

Pelo histórico do Brasileiro, o São Paulo já está classificado à Libertadores com a vitória sobre o Criciúma. Com isso, sobrariam duas vagas no torneio sul-americanos a serem disputadas por outros cinco times. Ainda pela observação das edições anteriores do Nacional, a virada são-paulina sobre o Cruzeiro para o título é difícil por ser extremamente rara.

Levantamento do blog mostra que nenhuma equipe que atingiu pelo menos 59 pontos no Nacional ao final da 32a rodada deixou de entrar na principal competição do continente. Foram oito times nestas circunstâncias desde 2006, quando o campeonato passou a ter 20 clubes. Todos chegaram à Libertadores.

Até porque o quarto colocado do Brasileiro, último do G4, acabou com entre 61 e 65 pontos nestas edições do Nacional. Ou seja, restaria ao São Paulo obter entre três e seis pontos em seis rodadas.

Desta forma, Cruzeiro e São Paulo já têm seus lugares na competição praticamente assegurados. Resta então uma briga entre cinco times, Inter, Atlético-MG, Fluminense, Corinthians e Grêmio, por outras duas vagas. Como quatro deles têm os mesmos 54 pontos, a disputa ficou extremamente acirrada.

Em relação ao título, só uma arrancada muito rara levará o São Paulo a uma virada. Só o Palmeiras, em 2009, permitiu que um time tirasse seis pontos a seis rodadas do final. Foi no título do Flamengo, que era apenas o sexto na 32a rodada daquele ano.

De qualquer maneira, com a vitória sobre o Criciúma, os são-paulinos já podem festejar a volta ao torneio que mais gostam depois de ficar de fora em 2013.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.