Topo

Rodrigo Mattos

Palmeirense que votou em Nobre não pode reclamar se time cair

rodrigomattos

29/11/2014 20h31

Minutos depois do anúncio da reeleição do presidente Paulo Nobre, o Palmeiras tomou o gol colorado de Taiberson no Beira-Rio. Conseguiu o empate, mas saiu derrotado após um jogo em que só lutou. Impossível não fazer uma correlação entre o resultado e o pleito quando o time chega à rodada final ameaçado de rebaixamento – só está fora da zona graças ao Flamengo.

Palmeirense que votou no atual presidente não pode reclamar se acontecer uma queda. Referendou sua gestão assim com os paulistas fizeram com Geraldo Alckmin no governo do Estado apesar da falta d'água. E não vai aqui nenhum partidarismo ou defesa de candidatos seja ao governo de São Paulo, seja ao Palmeiras.

Pelos nomes que apresentava, alguns com larga participação na tragédia palmeirense, a chapa de oposição do clube não representava uma renovação no clube. Mas há erros de gestão que são imperdoáveis e, no futebol, um deles é o rebaixamento quando o presidente já estava há dois anos no cargo. O próprio Nobre pensava assim como deixou claro em entrevista sobre Arnaldo Tirone, último presidente rebaixado no Palmeiras.

O mesmo Nobre que afirmou, não tem muito tempo, que Valdivia tinha se recuperado para o futebol em sua gestão. Ele não estava em campo para tentar ajudar na briga contra a degola em Porto Alegre. Restava então aos jogadores limitados que estavam em campo correr, e isso eles fizeram.

Foi o suficiente para equilibrar o jogo no primeiro tempo. O gol de Taiberson veio em um azar de Marcelo Oliveira, que desviou o chute para as redes. Muito defensor em time ruim, já se sabe de longa data, aumenta a chance de um deles meter a bola para dentro. Foi na raça que o Palmeiras empatou com Renato.

No segundo tempo até que o time alviverde evitou a pressão forte do rival, que brigava pela vaga na Libertadores, no início. Mas, quando Valdivia (o colorado) entrou em campo, incendiou o jogo. Primeiro, saiu o gol de cabeça de Fabrício.

Depois, foi a vez de o próprio Valvidia fazer um belo gol em chute de fora da área. Era a ironia mais previsível do Brasileiro. De fato, Nobre recuperou Valdivia. Para finalizar o cenário lamentável, Bruno César entrou em campo para se meter em confusão com Fabrício e gerar briga generalizada.

O palmeirense acaba o sábado com duas notícias de impacto: a releeição do presidente e a derrota para o Inter que aumenta sua ameaça de queda. Resta saber como o time reage na rodada final, e nos próximos dois anos.

PS : Após o jogo do Beira-Rio, a vitória do Flamengo sobre o Vitória foi decisiva para aliviar a situação do Palmeiras. Com esse resultado, o Palmeiras precisa de uma vitória na rodada final sobre o Atlético-PR, independentemente de outros resultados, para ficar na Série A.

 

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.