Topo

Rodrigo Mattos

Arquiteto defende segurança da Arena Palmeiras: 'Não deve separar torcida'

rodrigomattos

02/12/2014 12h17

A Polícia Militar e o Ministério Público pressionaram para tirar o jogo decisivo do Palmeiras com o Atlético-PR, pelo Brasileiro, da nova arena e depois recuaram. Temiam uma invasão em caso de rebaixamento pela falta de divisão entre a torcida e o campo. O arquiteto do estádio Edo Rocha, no entanto, defende a segurança do estádio e lembra que todos os novos projetos não têm essa segregação.

A arena foi concebida com apenas uma mureta baixa entre a torcida, inclusive as organizadas, e o gramado. Com pequenas variações, é bem similar ao que se vê no Itaquerão e em todos os outros estádios da Copa-2014, assim como em modelos europeus.

"É uma concepção mais moderna no padrão Fifa onde a torcida não está segregada. O conceito de segurança é que muda. Tem que ter um grupo de seguranças maior", explicou o arquiteto ao blog. Ele ainda lembrou terem sido incorporados equipamentos de identificação facial na arena. "Se o torcedor não for educado, vai fazer uma vez e não vai mais entrar no estádio."

A W/Torre não prevê nenhuma modificação na estrutura do estádio, embora a operação do jogo seja do Palmeiras. Com todos os estádios da Copa-2014 em funcionamento, não há casos de invasão séria até agora em nenhum deles.

O Maracanã, por exemplo, já vem sendo utilizado há um ano e meio em situações de protestos de torcida e não houve confronto. As organizadas corintianas reclamaram de preços de ingressso e de Mano Menezes, até brigaram entre si, mas não entraram no campo.

Claro que uma situação de rebaixamento é mais tensa. Mas, se estádios da Copa fossem vetados em todas as partidas de risco, terão de impedir qualquer jogo de risco nestas arenas novas.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.