Topo

Rodrigo Mattos

Globo passa mais São Paulo que Santos e Palmeiras juntos; Fla lidera

rodrigomattos

09/12/2014 14h00

A Globo passou mais jogos do São Paulo do que de Santos e Palmeiras juntos durante a temporada de 2014, consideradas partidas de campeonatos nacionais e internacionais. O time são-paulino é o terceiro no ranking de exibições na TV Aberta, depois dos tradicionais ponteiros Flamengo e Corinthians. Neste ano, o clube rubro-negro ultrapassou o alvinegro e liderou as transmissões.

Para realizar o levantamento, o blog levou em conta jogos exibidos pela Globo da Copa do Brasil, Brasileiro, Libertadores e Sul-Americana. Os Estaduais foram excluídos da pesquisa geral por serem transmissões apenas para a região. Foram considerados até jogos só para o interior de São Paulo ou para outras praças.

Vamos aos números. O Flamengo teve um total de 36 partidas transmitidas pela Globo: foram 25 no Nacional, seis na Copa do Brasil, e cinco na competição continental. Já o Corinthians esteve na telinha 33 vezes, com 25 no Brasileiro, e oito na Copa do Brasil. Se incluírmos os Estaduais na conta, o time carioca teria um jogo a mais do que o paulista, com 46 contra 45.

Em 2013, quando só o alvinegro estava na Libertadores, o Corinthians teve 40 jogos transmitidos pela Globo contra 30 do Flamengo, desconsiderados os regionais. Os dois têm larga vantagem sobre qualquer rival nacional em aparições na telinha, o que explica seus contratos bem superiores e o maior volume de patrocinadores.

O que impressiona é como Santos e Palmeiras praticamente sumiram da TV Aberta. O time alviverde teve apenas 13 jogos transmitidos, e o santista 14. Juntos, têm seis partidas a menos do que o Corinthians e duas do que o São Paulo. Esse abismo deve se acentuar em 2015 com os dois últimos na Libertadores.

O Cruzeiro precisou ser campeão brasileiro com campanha impecável para atingir 28 jogos na Globo Lembre-se que muitos deles eram só para Minas Gerais, enquanto os outros Fla e Corinthians têm alcance nacional. Em outros países, a liderança na liga nacional deixa o time mais em evidência.

Apesar de ter disputado a Série B, ou justamente por isso visto que os horários eram diferentes, o Vasco teve 23 partidas transmitidas. O predomínio de Flamengo e Corinthians na telinha deixa seus rivais como Palmeiras, Santos e Botafogo com número reduzidos de jogos na TV Aberta – o Fluminense ainda chegou ao patamar de 21. Equipes do Rio Grande do Sul também tiveram baixo número de exibições.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.