Com Libertadores, São Paulo turbina sócio-torcedor e quer 100 mil em 2015
Com a disputa da Libertadores, o São Paulo conseguiu um grande incremento de sócios-torcedores no início do ano com um total de 4.493 em apenas sete dias de janeiro. Isso representa um crescimento de mais de 10%, possível apenas pelas vantagens dadas para ingressos da competição sul-americana. A diretoria são-paulina, no entanto, criou alterações em seu plano para manter os números em alta e fala em até 100 mil pessoas até o final de 2015.
A meta é bastante ambiciosa se consideramos que o clube tem pouco mais de 41 mil sócios, oitavo no ranking dos grandes do país. Se a média inicial (660 por dia) fosse mantida, esse patamar seria até superado. Mas não há uma Libertadores durante todo ano e dirigentes são-paulinos sabem que é de olho nos ingressos que o torcedor tem aderido.
"Hoje, o programa é muito focado nisso. (…) Não é questão de preço, o que o torcedor quer é prioridade no bilhete. É muito pendurado nisso", explicou o diretor de marketing do São Paulo, Ruy Barbosa. "Queremos mostrar que o sócio-torcedor ajuda o time. Mostrar a importância para a receita porque não há como crescer nas outras como tv."
Em 2013, a receita de sócio-torcedor limitou-se a R$ 7 milhões, um número bem pequeno se comparada à renda total acima de R$ 300 milhões. A explosão no início de janeiro é significativa – bem acima do Corinthians que também está na Libertadores – mas terá de ser muito mais duradoura para transformar o item em contribuição importante para o caixa. Para isso, a atual gestão contratou duas consultorias para mudar o programa.
"Queremos 100 mil sócios até o final do ano. Por isso, estamos mudando a cara do programa para prender o torcedor depois que passar a competição importante", contou. O plano mais barato é R$ 12,00, e o mais caro R$ 100,00. O único clube com mais de 100 mil sócios no Brasil é o Internacional.
O São Paulo tem cadastrados 80 mil pessoas em seu programa entre os que pagam e aqueles que deixaram de contribuir. Segundo Barbosa, esses foram os primeiros a receber uma atenção forte do clube para retomar sua associação. Outro meio para expandir é pelas mídias sociais.
A internet é campo para outra aposta da diretoria para incrementar receitas: sua larga penetração entre torcedores (7 milhões de seguidores no facebook) será usada para atrair patrocinadores. Como? O clube promete interação de seus seguidores com as marcas a que se associar. Assim, a ideia é ter mais de um patrocinador, a diretoria pensa em um número até dez, e vislumbra fechar parceiros em fevereiro.
A corrida do São Paulo por novas receitas é urgente ao se analisar as suas contas. O clube deve fechar com um déficit entre R$ 80 milhões e R$ 100 milhões em 2014, e projeta outros R$ 50 milhões de prejuízo para 2015. Acumulam-se juros de empréstimos bancários. Será necessário muito sócio-torcedor para fechar esse buraco.
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