Topo

Rodrigo Mattos

MP forçou FPF a fazer clássico com torcida única sem ouvir a PM

rodrigomattos

05/02/2015 16h29

O Ministério Público recomendou que houvesse torcida única no clássico entre Palmeiras e Corinthians, no domingo, e foi atendido pela FPF (Federação Paulista de Futebol) nesta quinta-feira. A questão é que a medida foi requisitada sem que fosse consultada à Polícia Militar que cuida da segurança dos estádios.

O blog apurou a PM ainda estudava o caso e iria se posicionar em breve, favorável ou não a torcida única. Mas não foi ouvida pelos promotores antes de decidirem por vetar corintianos no estádio. O Ministério Público tem a prerrogativa de fazer a reivindicação independemente da polícia.

Segundo o promotor Paulo Castilho, em entrevista à "Folha de S. Paulo", a reivindicação foi feita com base em varreduras em redes sociais que identificaram ameaças de emboscadas de torcidas organizadas, e pelo histórico de rivalidade. Essa investigação não teve participação da PM.

Tanto que foi preparado um plano de segurança pela polícia para o jogo com torcida visitante, e outro sem os torcedores, pelo que o blog apurou. Mesmo que não tenham corintianos no estádio, a PM vai fazer um esquema de segurança porque as brigas costumam ocorrer longe do estádio como informado por um policial.

A FPF reconheceu que a medida "foge ao conceito ideal que a entidade tem sobre futebol", mas atendeu a recomendação do Ministério Público. Antes de os promotores demandarem a exclusão da torcida visitante, dirigentes da federação se declararam a favor de duas torcidas no clássico.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.