Topo

Rodrigo Mattos

Governo marca para quinta assinatura da MP da dívida dos clubes

rodrigomattos

18/03/2015 16h34

Foi marcado para esta quinta-feira de manhã a assinatura pela presidente Dilma Rousseff da MP (Medida Provisória) para refinanciar as dívidas dos clubes de futebol. O texto ainda passa pelas últimas discussões pois foi apresentado nesta tarde de quarta-feira aos cartolas. Ou seja, pode sofrer pequenas alterações. Mas é certo que terá a previsão de punições esportivas para quem não mantiver em dia os parcelamentos dos débitos fiscais, ou salários de jogadores.

Pelo que foi apresentado até agora a parlamentares, os clubes terão de apresentar a CND (Certidão Negativa de Débito), que comprova a regularidade fiscal, antes dos campeonatos para confirmar suas inscrições. E, depois disso, terão de publicar os documentos que atestam que estão em dia com salários.

Mas caberá a um "órgão específico", ainda não definido, estabelecer as punições. Pode ser um novo organismo a ser criado pela CBF, ou o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) como quer a confederação. Certo é que haverá uma fiscalização por parte do Ministério do Esporte que poderá excluir os clubes do parcelamento em caso de descumprimento.

As dívidas serão parceladas em 240 meses com o reajuste pela Selic. Esses débitos somam um valor entre R$ 3 bilhões e R$ 4 milhões. A assinatura da MP torna o texto imediatamente válido, mas ainda haverá uma discussão do projeto no Congresso, onde há uma forte bancada da bola e pode haver alterações.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.