Fifa faz vista grossa a patrocínio irregular a árbitros na Libertadores
Apesar de vetar o patrocínio da Crefisa a árbitros no Paulista, a Fifa lavou as mãos em relação a anúncios em camisas de juízes na Libertadores que também desrespeitam seu regulamento. Como órgão continental, a Conmebol é filiada diretamente à federação internacional, enquanto a Federação Paulista de Futebol tem uma ligação indireta pela CBF.
O regulamento da Fifa para árbitros estabelece algumas restrições aos patrocínios no uniforme de árbitros. Não podem anúncios de empresas que estampem as camisas dos clubes, como foi o caso do Palmeiras e da Crefisa no Paulista. E são vetados patrocinadores nas costas do uniforme como ocorre na Libertadores – só é permitido o uso da manga.
A empresa brasileira "Centauro", que foi parceira da Fifa na Copa-2014, tem um anúncio nas costas da camisa dos árbitros da Libertadores-2015, na quarta edição seguida em que isso ocorre. Há outra empresa na manga, Wurth, bem maior do que a de costume no Brasil. O limite da regra é 200 cm2.
Para advogados advogados esportivo ouvidos pelo blog, a legislação é válida para competições da Conmebol pela sua ligação direta com a Fifa. Apesar disso, a federação indicou que nada fará: "Em relação à pergunta sobre a Copa Libertadores, nós sugerimos que você contate a Conmebol", afirmou a Fifa ao blog. A confederação sul-americana foi procurada durante a tarde, mas seu assessor não estava presente.
Em relação à FPF, a postura foi bem diferente. A entidade recomendou que o patrocínio fosse retirado da camisa dos árbitros, apesar de se negar a comentar a situação depois do veto.
Lembre-se: o presidente da Fifa, Joseph Blatter, está em campanha pela reeleição em pleito que terá três concorrentes. Recentemente, foi à Conmebol para pedir votos.
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