Topo

Rodrigo Mattos

CBF admite perda de R$ 33 milhões com banco do mensalão

rodrigomattos

22/04/2015 15h20

Em seu balanço financeiro de 2014, a CBF reconheceu a perda de R$ 33,2 milhões com uma operação bancária. O dinheiro ficou retido no Banco Rural que entrou em liquidação, e agora a entidade já considera praticamente irrecuperáveis os recursos.

Uma das instituições envolvidas no escândalo do mensalão, o Rural era utilizada pela confederação para fazer operações cambiais desde a época de Ricardo Teixeira. Em 2001, a CPI do Futebol levantou suspeitas de que esses câmbios prejudicavam a entidade. Mesmo assim, o banco continuou a ser usado.

Só que, em 2013, o Banco Central decretou a liquidação do Rural. Isso gerou uma crise dentro da CBF já que havia o montante no banco, e o tesoureiro Ariberto Pereira dos Santos e o diretor financeiro, Antônio Osório, foram afastados. A entidade entrou com processo judicial para recuperar o dinheiro, mas até seus advogados dão como improvável a vitória.

"Com base em parece da assessoria jurídica da entidade, o qual classifica como remota a recuperação dos depósitos vinculados ao Banco Rural, a Administração decidiu registrar o respectivo montante como perda", diz o balanço de 2014. No ano passado, esse dinheiro era contabilizado como depósito e registro vinculados.

"Foi feita a baixa dos valores porque existe uma chance considera remota de recuperação. A posição mais conservadora era proceder dessa forma", explicou o diretor financeiro da CBF, Rogério Caboclo. Ele contou que a confederação ainda tentará judicialmente a reaver os valores.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.