Topo

Rodrigo Mattos

Patrocinadores bancam Olimpíada em São Paulo em troca de exposição

rodrigomattos

30/04/2015 20h30

Os patrocinadores da Olimpíada do Rio-2016 vão bancar os R$ 13 milhões de estruturas temporárias e de operação na Arena Corinthians para receber os jogos de futebol do evento. Em troca, essas empresas terão exposição publicitária na cidade juntamente com a divulgação dos Jogos.

"Foi fechado um conceito de como vai funcionar. Há um compromisso assinado de que os patrocinadores vão custear. Mas os detalhes ainda vão ser acertados. Mas não sai um centavo de dinheiro público", contou o secretário de Esporte do município, Celso Jatene.

Será o Comitê Rio-2016 quem vai procurar os patrocinadores para arrecadar o dinheiro. A contrapartida em exposição publicitária, como disse o secretário, ainda será detalhada. Mas a prefeitura informou que autorizará a projeção "de imagens de caráter informativo e de marcas dos patrocinadores sobre as fachadas dos edifícios públicos e estruturas como pontes e viadutos." Isso ocorrerá por 30 dias.

Outro compromisso da prefeitura é bancar custos operacionais relacionados a trânsitos, limpeza, etc. Não há preocupação do município em relação a isso porque há o costume de realizar esse tipo de evento.

"E, pelo acordo, se sobrar algum saldo do que for levantado dos patrocinadores vai ser depositado no fundo de esporte da prefeitura", contou Jatene, embora reconheça que isso é improvável.

São Paulo foi a única cidade que conseguiu esse tipo de acordo, já que outras subsedes como Salvador, Distrito Federal e Manaus terão de pagar as despesas com estruturas temporárias. Mas a prefeitura afirmou que não faria o evento se tivesse de gastar com ele.

Serão dez jogos na Arena Corinthians. A venda de ingressos foi estendida até o dia 6 de maio para que os jogos de São Paulo sejam negociados.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.