CBF quer criar padrão de qualidade para campos do Brasileiro
Danilo Verpa/Folhapress
Iniciado neste final de semana, o Brasileiro da Série A costuma ter reclamações recorrentes em relação aos campos utilizados nos jogos. A CBF reconheceu o problema e pretende criar um padrão de qualidade para os gramados.
"Está em estudo um projeto para aumentar a qualidade do gramado. O palco do jogo é muito importante. A ideia é botar isso até o final do ano. Ainda vamos ver como vai funcionar, mas precisamos olhar para o gramado", contou o diretor do departamento de competições da confederação, Manoel Flores.
Uma das ideias é padronizar as medidas dos campos que passariam a ser todas de 105m x 68m, as usadas na Copa do Mundo pela Fifa. Estádios como o Maracanã, a Arena Corinthians e o Mineirão já têm esse tamanho por terem sido palcos do Mundial.
A qualidade da grama também será analisada, assim como haverá medições de traves, grandes áreas, e outras linhas do campo. É comum observar distorções entre os gramados brasileiros nestes itens.
A iniciativa faz parte das medidas que a confederação têm implementado para incrementar o Nacional. Entre elas, está a marcação de jogos às 11 horas, restrições no número de pessoas em campo, e ações promocionais. Todas essas iniciativas mostram que a entidade acordou para a necessidade de ser mais atuante para melhorar o Brasileiro.
A CBF, no entanto, ainda não tem nenhuma perspectiva de resolver o principal problema do campeonato que é o excesso de jogos em pouco tempo provocado pelo calendário apertado. Há partidas com pouco descanso no final da temporada, e os clubes têm que conviver com desfalques em várias ocasiões por causa da coincidência com confrontos da seleção brasileira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.